Aula 5 e 6 |09.03
|Realização de Sólidos Platónicos
- Tetraedro:
1.Criar
5 layers:
1.
Tetraedro
(vermelho)
2.
Cubo
(amarelo)
3.
Octaedro
(verde)
4.
Dodecaedro
(azul)
5.
Icosaedro
(rosa)
2.
Usar
layer 1 (tetraedro)
- Polygon: 3; edge; 0,0 ;
1,0 ; zoom extend
- 3Dface e seleccionar os 3
pontos
- Fazer outros triângulos de todos os
lados - mirror
- Viewpoint presets:
seleccionar 315º e 35º
- Vpoint: 1, -1.5, 1
- Comando UCS: 3P ( 1º seleccionar
primeiro ponto médio/ 2º vértice do triângulo/ 3º @ 0,0,100)
- Desenhar circulo: seleccionar o
mesmo ponto médio e o mesmo vértice
-
Vports: seleccionar: setup: 3D
Four:
left
- Fazer 2º circunferência
- UCS: 3P ( 1º meio do triângulo; 2º vértice do triângulo; 3º @ 0,0,100)
-Desenhar
circulo ( fazer 1º ponto no meio do triângulo, 2º vértice triângulo)
- align: seleccionar o
objecto (só um triângulo)
seleccionar 3 pontos: seleccionar duas x's os 3 vértices do mesmo triângulo
-Apagar as duas circunferências
-Align: seleccionar outro triângulo
Seleccionar os 3 pontos do triângulo 2x's
-Align: seleccionar ultimo triângulo
Seleccionar os 3 pontos do triângulo 2x's
-3Dorbit: botão lado direito para ter
varias visualizações
- Octaedro:
2.Usar a layer 3 (octaedro)
- Congelar layer do tetraedro
- Polygon: 4; edge; 0,0; 1,0
- UCS: 3P (3ºponto @ 0,0, 100)
- circulo: centro um dos vértices (1p)
e raio =1
Outro circulo centro (2p) no
outro vértice e raio =1
- UCS: enter 2x
- 3Dface:
indicar 3 pontos
- Arrayclassic:
polar array
Seleccionar objecto:
seleccionar face
Y: 0.5
X: 0.5
-Replicar o polígono para baixo:
-UCS: x e 90
-Mirror:
seleccionar tudo e seleccionar linha
- Cubo:
2. Usar layer do cubo
- Vpoint: 1,-1,5,1
- Polígono:
4,edge, 0,0; 1,0
- 3Dface:
0,0;1,0;1,1;0,1
- Copy: L
Indicar
qualquer ponto
@0,0,1
- 3Dface: 1º
ponto ate ao 9º ponto (fechar cubo)
- Dodecaedro:
2.Usar
layer 4 (dodecaedro)
-
Vpoint: 1,-1.5,1
-
Polygon: 5;edge; 0,0,1.0
- 3D face: seleccionar 5 pontos
- Erase:
filter: select filter:
Adad to list
Filter: all
- Mirror: identificar objectos e duplicar
-Line:
identificar vértice e colocar perpendicular
-UCS:
3P (1º ultimo ponta recta; 2º primeiro ponta da recta; 3º @ 0,0,100)
-circulo:
1º ponto na recta e o raio no fim da recta
-UCS:
3P (@0,0,100)
-Circulo:
1º ponto e no 2º ponto (raio)
Seleccionar um pentágono
-allgin:
seleccionar 3 pontos
1º
2x's
2º
2x's
3º
1x's no pentágono e a 2º vez na intersecção das circunferências
- circulo: 3P
Desenhar
circulo a volta do pentágono
-arrayclassic:
polar array
Seleccionar objectos
Angle: 360
- Apagar circulo
- Shade
mode: shade
- Copy:
copiar tudo
Mover para a direita
- Align:
seleccionar um dos conjuntos
Seleccionar
3 pontos
- Icosaedro:
2. Usar layer icosaedro
- Vpoint: 1,-1.5,1
- Poligon: 5;Edge;0,0;1,0
- Poligon : 3;Edge
Criar 2 triângulos equiláteros
- UCS:
3p ( 1 meio da aresta do triângulo 2º vértice do triângulo;
3º @ 0,0,100)
- Circunferência: 1º centro do triângulo
2º vértice triângulo
-
UCS: 3p ( 1º meio da aresta do triângulo; 2º vértice do triângulo; 3º @ 0,0,100)
-
3Dface: seleccionar 1º ponto do triângulo e no 2º ponto a intersecção das 2 circunferências
-
Eliminar tudo menos a ultimo triângulo
-
Arrayclassic: polar array
Objectos: o triângulo
5
360º
- UCS: 3p
- Array classic
(Em construção)
Sem comentários:
Enviar um comentário